Destaques


Audiência Pública CMAS conta com a participação de mais de 100 pessoas

19/05
2016


Img eventos


Mais de 100 pessoas participaram na tarde de hoje (19), da Audiência Pública do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Piracicaba. O evento que reuniu representantes da sociedade civil, das entidades sociais, conselheiros e afins, aconteceu no auditório da Pastoral do Serviço da Caridade (PASCA). 
Na oportunidade, uma das organizações cadastradas no conselho, a  Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília - AFASMAC (Lar Escola Coração de Maria) realizou com algumas crianças do projeto, apresentações musicais.
Durante a audiência pública, os atuais conselheiros foram apresentados aos presentes e entre eles, dois representantes da sociedade civil Juarez Félix dos Santos e Gilmar nunes Galvão relataram suas experiências enquanto usuários dos serviços da assistência social e membros do CMAS. 
“Antes de participar como membro do conselho, eu não tinha consciência alguma sobre as normas, as leis e os direitos dos usuários. Descobri que precisamos participar para conhecer os serviços e a finalidade de cada um deles, pois, enquanto usuários, somos a ponta do iceberg e se não dermos a nossa contribuição, muita coisa pode passar batido”, comenta o conselheiro Juarez F. dos Santos. 
Para abrir os trabalhos, a audiência contou com a apresentação das ações executadas durante o ano de 2015, como as reuniões ordinárias e/ou extraordinárias, visitas institucionais para acompanhamento das inscrições de entidades e de projetos; e aprovadas novas inscrições de projetos, além de atuar junto ao controle das Políticas de Assistência Social, fazendo o que preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. 
Após a apresentação, o Conselho convidou a todos para a palestra “A participação social no SUAS e o papel do CMAS”, ministrada pela Dra. Maria Virgínia Righetti Fernandes. 
O evento contou ainda com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes que falou sobre a importância da atuação do conselho no município, junto às entidades sociais.