Destaques
CMAS realiza a X Conferência Municipal de Assistência Social de Piracicaba/SP
20/07
2015
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou nos últimos dias 16 e 17 de julho, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.
Mais de 130 pessoas participaram do evento que aconteceu após a realização das pré-conferências com os usuários do serviço e comunidade em geral.
Na oportunidade, além das deliberações que serão levadas às Conferências Estadual e nacional, foram eleitos seis (06) delegados - Sociedade Civil e Poder Público, para participarem da etapa estadual que deverá acontecer no mês de outubro deste ano.
Nos dois dias de encontro, os participantes conheceram os resultados das pré-conferências; as deliberações da 9ª edição da Conferência e discutidos seus avanços; foram realizadas discussões em grupos, além da ministração de palestra sobre o tema, com a jornalista e também assistente social, Sarita Paes Rodrigues.
Os grupos formados por profissionais ligados aos serviços socioassistenciais do município e usuários, foram divididos com base nas dimensões:
1) “Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo”;
2) “Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS”;
3) “Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo”;
4) “Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto federativo”;
5) “Assistência Social é direito”.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a conferência é um momento ímpar da política de assistência social, onde há oportunidade real para o debate da sociedade civil junto ao poder público sobre políticas públicas.
“Nesta gestão, buscamos efetivar os serviços, com ênfase no melhor atendimento à população mais vulnerável. Estamos implantando em Piracicaba um sistema que trará de forma eficaz, todas as informações necessárias sobre os usuários dos nossos serviços”, comentou.
Após as deliberações, a Comissão Organizadora, composta por conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) elaborou o relatório final, elencando as 15 propostas municipais e as 05 para o Estado e União.
A abertura contou com a participação do prefeito Gabriel Ferrato, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, dos vereadores Pedro Kawai e José Antonio Paiva, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vanessa Chiodi e Rita Cassia, representante da Drads.